O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação fomentando o letramento matemático na formação de professores de Matemática dos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3122Palavras-chave:
Cultura Digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Letramento Matemático, Formação de Professores, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias mobilizadas pelos mediadores no processo formativo com os multiplicadores municipais dos anos iniciais do estado de Pernambuco pelo uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) fomentando o letramento matemático entre os pares em tempos remotos. A pesquisa se respalda na cultura digital enquanto contexto e articula-se com o letramento matemático possibilitando reflexões sobre o percurso formativo entre as unidades temáticas do componente curricular — Matemática. Tem abordagem qualitativa e os instrumentos de coletas foram concretizados a partir das observações não participante do processo formativo em caráter remoto por razões pandêmicas (Covid-19). As análises serão baseadas da análise do discurso (AD) de linha francesa. Os resultados se caracterizam na pluralidade de ideias de mediação docentes enfatizando as possibilidades de letramento matemático baseados em problematizações e contextualizações, mas o letramento digital precisa aparecer com maior protagonismo nas relações entre os pares com perspectiva de cultura participativa e letramento digital.
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