Uma sequência de triângulos padronizados: Geometria Fractal na formação de professores dos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3051

Palavras-chave:

Triângulo de Sierpinski, Anos Iniciais, Ensino Remoto, Geometria Fractal, Resolução de Problemas

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa qualitativa que foi aplicada com seis estudantes de um curso de formação continuada, em um mestrado profissionalizante em ensino de Ciências e Matemática voltado a pedagogos, em uma aula realizada de modo remoto. O estudo teve por objetivo evidenciar como explorar recursos materiais existentes no ambiente domiciliar para construir o Triângulo de Sierpinski, a fim de obter sequências e padrões a partir de elementos do referido ente geométrico. Em função dos participantes atuarem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, precisavam analisar objetivos e habilidades constantes da Base Nacional Curricular Comum, bem como indicar possibilidades de a atividade proposta em aula ser replicada com seus alunos. Os resultados mostraram que os indivíduos realizaram as construções e reconheceram elementos dos triângulos, além de realizar cálculos de perímetros e áreas e reconhecer padrões nas sequências obtidas.

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Publicado

2023-01-19

Como Citar

LEIVAS, J. C. P.; SOARES, G. DE O. Uma sequência de triângulos padronizados: Geometria Fractal na formação de professores dos Anos Iniciais. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 1-17, 19 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos