Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.2964

Palavras-chave:

Prática de Laboratório de Matemática, Saberes Docentes, Concepção de Prática

Resumo

O processo formativo de um futuro professor de matemática se dá, inicialmente, na universidade, onde diversos saberes se entrelaçam entre os profissionais, os curriculares, os disciplinares e os experienciais. Neste artigo é apresentada uma discussão em torno dos saberes docentes envolvendo as práticas laboratoriais de matemática junto à disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Estadual do Ceará, por meio das concepções dos cursistas. Para isso, foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo e caráter descritivo, por meio de um questionário aplicado aos discentes no final dessa disciplina. Os dados produzidos foram categorizados, analisados e discutidos. Os resultados deste estudo sinalizam que a concepção de prática de laboratório está na experiência associada ao material manipulado e ao material produzido com maior destaque. Este estudo é um processo contínuo de avaliação na referida disciplina, visto que os resultados são levados a melhoramentos e atualizações dos conteúdos trabalhados.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

PEREIRA, A. C. C. .; SANTOS, J. N. DOS; PINHEIRO, A. C. M. Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-17, 1 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos