Uma sequência de triângulos padronizados: Geometria Fractal na formação de professores dos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3051Palavras-chave:
Triângulo de Sierpinski, Anos Iniciais, Ensino Remoto, Geometria Fractal, Resolução de ProblemasResumo
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa qualitativa que foi aplicada com seis estudantes de um curso de formação continuada, em um mestrado profissionalizante em ensino de Ciências e Matemática voltado a pedagogos, em uma aula realizada de modo remoto. O estudo teve por objetivo evidenciar como explorar recursos materiais existentes no ambiente domiciliar para construir o Triângulo de Sierpinski, a fim de obter sequências e padrões a partir de elementos do referido ente geométrico. Em função dos participantes atuarem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, precisavam analisar objetivos e habilidades constantes da Base Nacional Curricular Comum, bem como indicar possibilidades de a atividade proposta em aula ser replicada com seus alunos. Os resultados mostraram que os indivíduos realizaram as construções e reconheceram elementos dos triângulos, além de realizar cálculos de perímetros e áreas e reconhecer padrões nas sequências obtidas.
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