Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.2964Palavras-chave:
Prática de Laboratório de Matemática, Saberes Docentes, Concepção de PráticaResumo
O processo formativo de um futuro professor de matemática se dá, inicialmente, na universidade, onde diversos saberes se entrelaçam entre os profissionais, os curriculares, os disciplinares e os experienciais. Neste artigo é apresentada uma discussão em torno dos saberes docentes envolvendo as práticas laboratoriais de matemática junto à disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Estadual do Ceará, por meio das concepções dos cursistas. Para isso, foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo e caráter descritivo, por meio de um questionário aplicado aos discentes no final dessa disciplina. Os dados produzidos foram categorizados, analisados e discutidos. Os resultados deste estudo sinalizam que a concepção de prática de laboratório está na experiência associada ao material manipulado e ao material produzido com maior destaque. Este estudo é um processo contínuo de avaliação na referida disciplina, visto que os resultados são levados a melhoramentos e atualizações dos conteúdos trabalhados.
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