O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?

Autores

  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0129-0719
  • Joviane Viana Cruz Neves Universidade do Estado da Bahia
  • Ilaine Chaves da Silva UNEB, Campus XII- Guanambi/BA

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar fatores que levam estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), da escola pública, a terem ou não dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Expõem-se também as representações visuais e verbais que estudantes da EJA fizeram para retratar a disciplina, os desafios apontados por eles quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática e os métodos pedagógicos que os professores utilizam ao lecionar essa matéria. O trabalho se fundamenta nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizam-se fontes iconográficas, observação, diário de campo e entrevistas. Os resultados sinalizam que as causas mais frequentes para a rejeição da Matemática se devem à dificuldade dos estudantes em lidar com a disciplina, à falta de vinculação entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos estudantes, às experiências negativas envolvendo essa matéria e à maneira como os professores desenvolvem suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Coordenadora do dinter entre a UNEB/UFMG e lider do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe/CNPQ). 

Joviane Viana Cruz Neves, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Campus XII), bolsista de PIBIC/FAPESB, membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (NEPE). E-mail: joviane.viana@gmail.com.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Reis, S. M. A. de O., Neves, J. V. C., & Silva, I. C. da. (2018). O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?. Educação Matemática Em Revista, 23(58), 6-22. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925

Edição

Seção

Artigos