O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?

Autores/as

  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0129-0719
  • Joviane Viana Cruz Neves Universidade do Estado da Bahia
  • Ilaine Chaves da Silva UNEB, Campus XII- Guanambi/BA

Resumen

Este trabalho objetiva apresentar fatores que levam estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), da escola pública, a terem ou não dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Expõem-se também as representações visuais e verbais que estudantes da EJA fizeram para retratar a disciplina, os desafios apontados por eles quanto ao ensino e à aprendizagem da Matemática e os métodos pedagógicos que os professores utilizam ao lecionar essa matéria. O trabalho se fundamenta nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizam-se fontes iconográficas, observação, diário de campo e entrevistas. Os resultados sinalizam que as causas mais frequentes para a rejeição da Matemática se devem à dificuldade dos estudantes em lidar com a disciplina, à falta de vinculação entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos estudantes, às experiências negativas envolvendo essa matéria e à maneira como os professores desenvolvem suas atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Coordenadora do dinter entre a UNEB/UFMG e lider do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe/CNPQ). 

Joviane Viana Cruz Neves, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Campus XII), bolsista de PIBIC/FAPESB, membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (NEPE). E-mail: joviane.viana@gmail.com.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Reis, S. M. A. de O., Neves, J. V. C., & Silva, I. C. da. (2018). O processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA: o que revelam estudantes com necessidades educacionais especiais?. Educação Matemática Em Revista, 23(58), 6-22. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/925

Número

Sección

Artigos