Reflexões sobre o Saber Estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças Climáticas”

Autores

  • Alice Stephanie Tapia Sartori Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Matemática. Saber Estatístico. Mudanças climáticas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Estatística a partir dos elementos teóricos advindos da perspectiva foucaultiana, que a compreende como uma das maneiras de governar a população. O estudo sugere uma problematização deste saber, discutindo como os números, taxas, medidas etc. produzem os sujeitos em suas atitudes individuais ou coletivas. Nesse caso, é evidenciada a constituição de um sujeito “verde” pelo dispositivo da sustentabilidade, discussão que poderia ser mobilizada pelo debate sobre as mudanças climáticas do nosso planeta. Para tanto, uma das ferramentas estatísticas utilizadas é a regressão linear, com uma breve análise de gráficos envolvendo dados sobre as anomalias de temperatura na Terra ao longo dos anos. Em síntese, tem-se a intenção de discutir a controvérsia científica sobre a causa do aquecimento global e consequentemente a produção de sujeitos, visando contribuir com as pesquisas no âmbito da formação de professores de matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Stephanie Tapia Sartori, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Tapia Sartori, A. S. (2017). Reflexões sobre o Saber Estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças Climáticas”. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 94-109. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/901

Edição

Seção

Artigos