Reflexões sobre o Saber Estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças Climáticas”

Autores/as

  • Alice Stephanie Tapia Sartori Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação Matemática. Saber Estatístico. Mudanças climáticas.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Estatística a partir dos elementos teóricos advindos da perspectiva foucaultiana, que a compreende como uma das maneiras de governar a população. O estudo sugere uma problematização deste saber, discutindo como os números, taxas, medidas etc. produzem os sujeitos em suas atitudes individuais ou coletivas. Nesse caso, é evidenciada a constituição de um sujeito “verde” pelo dispositivo da sustentabilidade, discussão que poderia ser mobilizada pelo debate sobre as mudanças climáticas do nosso planeta. Para tanto, uma das ferramentas estatísticas utilizadas é a regressão linear, com uma breve análise de gráficos envolvendo dados sobre as anomalias de temperatura na Terra ao longo dos anos. Em síntese, tem-se a intenção de discutir a controvérsia científica sobre a causa do aquecimento global e consequentemente a produção de sujeitos, visando contribuir com as pesquisas no âmbito da formação de professores de matemática. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Stephanie Tapia Sartori, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2017-10-23

Cómo citar

Tapia Sartori, A. S. (2017). Reflexões sobre o Saber Estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças Climáticas”. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 94-109. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/901

Número

Sección

Artigos