Adivinhando o número pensado: uma contribuição para atividades em sala de aula

Autores

  • José Carlos Fernandes Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Potência de base dois. Sistema de numeração posicional. Algoritmo da divisão euclidiana.

Resumo

Este trabalho apresenta uma atividade para ser desenvolvida em salas de aula do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio. A atividade consiste em levar uma pessoa a adivinhar, descobrir, ou mesmo deduzir qual número foi o escolhido em fichas compostas de números inteiros positivos não nulos, selecionados em determinadas condições, por uma outra pessoa. Este texto consiste em apresentar quais podem ser os meios que possibilitam realizar essa “adivinhação” utilizando conhecimentos relacionados à representação desses números no sistema de representação numérica posicional. Trata-se de uma atividade desafiadora para o ensino da representação de um número inteiro positivo em soma de potências de base 2 e visa a contribuir com a aprendizagem de participantes a respeito de propriedades de números inteiros.

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Biografia do Autor

José Carlos Fernandes Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos

FEA PUCSP

Matemática

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Rodrigues, J. C. F. (2017). Adivinhando o número pensado: uma contribuição para atividades em sala de aula. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 152-165. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/900

Edição

Seção

Atividades para Sala de Aula