Adivinhando o número pensado: uma contribuição para atividades em sala de aula

Authors

  • José Carlos Fernandes Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

Potência de base dois. Sistema de numeração posicional. Algoritmo da divisão euclidiana.

Abstract

Este trabalho apresenta uma atividade para ser desenvolvida em salas de aula do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio. A atividade consiste em levar uma pessoa a adivinhar, descobrir, ou mesmo deduzir qual número foi o escolhido em fichas compostas de números inteiros positivos não nulos, selecionados em determinadas condições, por uma outra pessoa. Este texto consiste em apresentar quais podem ser os meios que possibilitam realizar essa “adivinhação” utilizando conhecimentos relacionados à representação desses números no sistema de representação numérica posicional. Trata-se de uma atividade desafiadora para o ensino da representação de um número inteiro positivo em soma de potências de base 2 e visa a contribuir com a aprendizagem de participantes a respeito de propriedades de números inteiros.

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Author Biography

José Carlos Fernandes Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos

FEA PUCSP

Matemática

Published

2017-10-23

How to Cite

Rodrigues, J. C. F. (2017). Adivinhando o número pensado: uma contribuição para atividades em sala de aula. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 152-165. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/900

Issue

Section

Atividades para Sala de Aula