Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: análise de alguns resultados de pesquisas
Resumo
Ao mediar/promover situações de aprendizagem, professores e materiais curriculares mobilizam seus recursos para alcançar os objetivos de ensino, ambos interagindo de diferentes modos. Este artigo tem como objetivo mapear pesquisas que tomam a relação professor-materiais curriculares como foco de investigação. Trata-se de recorte de um estudo em desenvolvimento. Aborda-se essa relação como campo de pesquisa no cenário norte-americano e apresentam-se resultados de dois estudos que mostram diferentes formas de relacionamento entre professores e materiais curriculares. Exploram-se algumas investigações desenvolvidas no Brasil e seus resultados sobre os usos dos materiais. Conclui-se considerando o desenvolvimento curricular como consequência do deslocamento de agência, ora no professor, ora nos materiais, que imprime autoridade da Matemática e seu ensino nas situações de aprendizagem. Entende-se que é preciso o investimento na ampliação de pesquisas sobre essa temática e a tomada de graus de relacionamento e do conceito de agência como demandas de análise e compreensão dos fenômenos que induzem as práticas do desenvolvimento curricular.