Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: análise de alguns resultados de pesquisas

Autores/as

  • Edson Crisostomo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Gilberto Januario Universidade Estadual de Montes Claros http://orcid.org/0000-0003-0024-2096
  • Katia Lima Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Resumen

Ao mediar/promover situações de aprendizagem, professores e materiais curriculares mobilizam seus recursos para alcançar os objetivos de ensino, ambos interagindo de diferentes modos. Este artigo tem como objetivo mapear pesquisas que tomam a relação professor-materiais curriculares como foco de investigação. Trata-se de recorte de um estudo em desenvolvimento. Aborda-se essa relação como campo de pesquisa no cenário norte-americano e apresentam-se resultados de dois estudos que mostram diferentes formas de relacionamento entre professores e materiais curriculares. Exploram-se algumas investigações desenvolvidas no Brasil e seus resultados sobre os usos dos materiais. Conclui-se considerando o desenvolvimento curricular como consequência do deslocamento de agência, ora no professor, ora nos materiais, que imprime autoridade da Matemática e seu ensino nas situações de aprendizagem. Entende-se que é preciso o investimento na ampliação de pesquisas sobre essa temática e a tomada de graus de relacionamento e do conceito de agência como demandas de análise e compreensão dos fenômenos que induzem as práticas do desenvolvimento curricular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Crisostomo, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática (Universidad de Granada). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros. Minas Gerais, Brasil, e-mail: edson.crisostomo@unimontes.br

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros. Minas Gerais, Brasil, e-mail: gilberto.januario@unimontes.br

Katia Lima, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutora em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), Guarulhos. São Paulo, Brasil, e-mail: katiaclimas@gmail.com

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Crisostomo, E., Januario, G., & Lima, K. (2017). Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: análise de alguns resultados de pesquisas. Educação Matemática Em Revista, 22(53), 62-74. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/768

Número

Sección

Artigos