Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: análise de alguns resultados de pesquisas

Authors

  • Edson Crisostomo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Gilberto Januario Universidade Estadual de Montes Claros http://orcid.org/0000-0003-0024-2096
  • Katia Lima Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Abstract

Ao mediar/promover situações de aprendizagem, professores e materiais curriculares mobilizam seus recursos para alcançar os objetivos de ensino, ambos interagindo de diferentes modos. Este artigo tem como objetivo mapear pesquisas que tomam a relação professor-materiais curriculares como foco de investigação. Trata-se de recorte de um estudo em desenvolvimento. Aborda-se essa relação como campo de pesquisa no cenário norte-americano e apresentam-se resultados de dois estudos que mostram diferentes formas de relacionamento entre professores e materiais curriculares. Exploram-se algumas investigações desenvolvidas no Brasil e seus resultados sobre os usos dos materiais. Conclui-se considerando o desenvolvimento curricular como consequência do deslocamento de agência, ora no professor, ora nos materiais, que imprime autoridade da Matemática e seu ensino nas situações de aprendizagem. Entende-se que é preciso o investimento na ampliação de pesquisas sobre essa temática e a tomada de graus de relacionamento e do conceito de agência como demandas de análise e compreensão dos fenômenos que induzem as práticas do desenvolvimento curricular.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edson Crisostomo, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática (Universidad de Granada). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros. Minas Gerais, Brasil, e-mail: edson.crisostomo@unimontes.br

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros. Minas Gerais, Brasil, e-mail: gilberto.januario@unimontes.br

Katia Lima, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutora em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), Guarulhos. São Paulo, Brasil, e-mail: katiaclimas@gmail.com

Published

2017-04-27

How to Cite

Crisostomo, E., Januario, G., & Lima, K. (2017). Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: análise de alguns resultados de pesquisas. Educação Matemática Em Revista, 22(53), 62-74. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/768