A produção do conhecimento em Neurociência e Teorias atencionais na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3815

Palavras-chave:

Neurociência cognitiva, Teorias atencionais, Ensino de Ciências, Educação Matemática, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de pós-doutorado cujo objetivo foi investigar como o conhecimento produzido em Ensino de Ciências e Matemática, presente em dissertações e teses, aborda a neurociência cognitiva e as teorias atencionais. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi conduzida por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura no Catálogo da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados indicam que foram encontradas 78 dissertações e teses oriundas de programas, porém apenas oito atendiam aos critérios de inclusão da pesquisa. Nesse contexto, as pesquisas apontam uma tendência de utilização dessas teorias para melhorar o processo de aprendizagem em diversos níveis de ensino, relacionadas a diferentes estratégias de ensino. Considerando o perfil da pesquisa, a área de Matemática apresentou mais trabalhos, e a investigação aponta uma carência de pesquisas que tenham como fundamentação a neurociência e as teorias atencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSENZA, R., GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CRUZ, A. J. Mecanismos atencionais esperados no processo de aprendizagem de alunos surdos em matemática: uma investigação em livros didáticos do PNLD 2017. 2019. 140 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019

FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 3, 2010.

FONSECA, L. S.; SILVA, K. S. Elementos neurocognitivos da atenção seletiva para a compreensão da transição escolar de noções matemáticas. Ciências & Cognição, v. 26, n. 1, 2021.

GAZZANIGA, M. S. et al. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Porto

Alegre: Artmed, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.

GROSSI, M. G. R. et al. Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: A importância de perceber as diferenças. Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, 2014.

MENEZES, T. C. Influências da neurociência cognitiva no ensino de química: como os conhecimentos sobre atenção seletiva poderiam auxiliar na aprendizagem das funções orgânicas?. 2022. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.

OKOLI, C.; DUARTE, T. Guia Para Realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. Traduzido por David W. A., & Mattar, R. Revista EaD Em Foco, v. 9, n. 1, 2019.

OLIVEIRA, C. M. Contribuições da neurociência cognitiva para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem em Ciências: conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2018.

SANTOS, M. P. Expectativas neurocognitivas da atenção em uma sequência de ensino para a habilitação do raciocínio axiomático durante a aprendizagem da demonstração da lei dos senos. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.

SILVA, J. T. A neurociencia cognitiva e as potencialidades de gêneros no desempenho do raciocínio lógico-matemático. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016.

SILVA, K. S. A neurociência cognitiva como base da aprendizagem de geometria molecular: um estudo sobre atributos do funcionamento cerebral relacionados à memória de longo prazo. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.

SILVA, L. P. Um estudo da atenção seletiva na aprendizagem das funções trigonométricas: etiologias e tipologias de erros na perspectiva da neurociência cognitiva. 2019. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

SOUZA, N. Investigando o efeito do deslocamento do olhar: implicações para o Princípio da Atenção Dividida. 2015. 127 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2015.

STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learing, 2010

TREISMAN, A. M. Visual coding of features and objects: Some evidence from behavioral studies. In: National Research Council (Ed.), Advances in the modularity of vision: selections from a symposium on frontiers of visual science (p. 39- 61). Washington, DC: National Academy Press, 1990.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª edição, Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2024-06-17

Como Citar

de Souza Pereira, A., & Silva da Fonseca, L. (2024). A produção do conhecimento em Neurociência e Teorias atencionais na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-18. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3815