Desenvolvimento do Raciocínio Matemático com base na resolução de tarefas exploratórias: um estudo com alunos do 7º ano da Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3798

Palavras-chave:

Ensino exploratório, Experiência de ensino, Raciocínio Matemático dos alunos

Resumo

A Educação do Campo está relacionada à transformação social em que o ensino considera a realidade do estudante, e, além da abordagem de conteúdos específicos, fomenta o desenvolvimento de capacidadese raciocínio matemático para a aprendizagem com compreensão. Neste âmbito, o estudo apresentado refere-se ao resultado de uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa envolvendo as capacidades de Raciocínio Matemático de estudantes durante a resolução de tarefas exploratórias. O objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do Raciocínio Matemático de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Campo, em práticas de Ensino Exploratório. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com gravações em áudio e vídeo, das discussões dos estudantes nas aulas e resoluções de tarefas dos alunos. Os resultados, em acordo com a literatura vigente, salientam os tipos e os processos de Raciocínio Matemático desenvolvidos pelos discentes, com destaque para os processos de conjecturar, generalizar e justificar, inerentes à abdução, à generalização e à dedução. Este estudo apoia a Educação do Campo em futuras práticas pedagógicas.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

Rodrigues Nunes, I. L., Martins, M. A. ., & Henriques, A. (2024). Desenvolvimento do Raciocínio Matemático com base na resolução de tarefas exploratórias: um estudo com alunos do 7º ano da Educação do Campo . Educação Matemática Em Revista, 29(84), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3798