O uso do Teodolito Caseiro por alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Araguanã – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3576

Palavras-chave:

Materiais Didáticos Manipuláveis, Razões trigonométricas, Projeto de Atuação Docente, Prática Docente na Formação Inicial

Resumo

O contexto deste estudo é a sala de aula e o entrecruzamento de aspectos da formação inicial de professores que ensinam matemática e a prática docente no estágio supervisionado. A pergunta diretriz foi expressa como: em que perspectivas o teodolito caseiro contribui com a aprendizagem de razões trigonométricas no triângulo retângulo? A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, pois delimita o contexto de uma turma do segundo ano do ensino médio para o desenvolvimento de atividades vinculadas a um projeto de atuação docente. Os dados foram produzidos por meio de notas de observação em um caderno de campo, assim como o registro de imagens fotográficas de forma complementar. Os resultados apontam para a participação ativa dos alunos; os teodolitos caseiros utilizados cumpriram a função de Material Didático Manipulável (MDL), em dupla acepção, ao passo que permitiram aos alunos realizarem inferências e descobertas, também se mostram geradores de questionamentos para a mediação do professor.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Lopes de Brito, G., Santos, R. S., & Oliveira, S. de. (2024). O uso do Teodolito Caseiro por alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Araguanã – TO. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-14. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3576

Edição

Seção

Relatos de Experiência