Geoplano digital como recurso para aprender geometria e praticar o pensamento computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3556

Palavras-chave:

Geoplano, Geometria, Pensamento computacional

Resumo

Para muitos educadores, o ensino de geometria é visto como um desafio, pois eles nem sempre têm acesso a recursos que facilitem seu trabalho pedagógico, como o geoplano. A recente incorporação do pensamento computacional (PC) nos currículos amplia esse desafio, pois ainda são necessárias mais investigações sobre como incorporá-lo em aulas de matemática. Diante deste cenário, este artigo objetiva relatar uma experiência sobre o uso do geoplano digital como recurso para aprender geometria e praticar o pensamento computacional. Configurando-se como um estudo de caso qualitativo, o trabalho foi realizado com 29 estudantes de licenciatura em matemática. Os resultados revelaram que o uso do geoplano digital permite a mobilização de habilidades geométricas e o aperfeiçoamento do pensamento computacional. Além disso, apontaram a necessidade de ações que possibilitam aos licenciandos compreenderem as conexões que podem ser estabelecidas entre o PC e os diferentes conhecimentos que são trabalhados nas escolas.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Viana, L. H., Moita, F. M. G. da S. C. ., & Lucas, L. M. . (2024). Geoplano digital como recurso para aprender geometria e praticar o pensamento computacional. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3556

Edição

Seção

Relatos de Experiência