Práticas Pedagógicas para o ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3521

Palavras-chave:

Letramento Matemático, Práticas Pedagógicas, Educação Estatística, Educação Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este texto apresenta práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, com foco no letramento matemático dentro dos objetos de conhecimentos, competências e habilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta na unidade temática de Probabilidade e Estatística para esse ano escolar. As atividades envolveram conhecimentos relacionados com coleta e organização de informações e registros pessoais, leitura de dados e construção de tabela e gráfico, noção de acaso e probabilidade. Foram planejadas atividades pedagógicas com base em um tema de interesse dos alunos: o jogo de bolitas. Observou-se que a aprendizagem dos alunos na construção dos conhecimentos e dos conceitos abordados em cada atividade foi eficiente e se desenvolveu de uma forma prazerosa, tornando essa aprendizagem significativa não só para eles, mas também para a constituição do docente que está em processo contínuo de formação dentro da sua trajetória profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de Estatística. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1° e 2° ciclos do EF). Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Acesso em: 20/ago./2022. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Unidade-7-3.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Acesso em: 10/set./2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Dossiê temático: Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil. Revista Práxis Educacional v. 17, n. 48, p. 60-77, OUT./DEZ. | 2021. Acesso em: 16/abr./2024. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/apraxis/v17n48/2178-2679-apraxis-17-48-60.pdf

SAMÁ, Suzi; SILVA , Rejane Conceição Silveira da. Probabilidade e estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020011, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656990. Acesso em: 28/abr./2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656990.

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Lauer , M. A. ., Broch, S. C., & Marchezan, A. . (2024). Práticas Pedagógicas para o ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3521

Edição

Seção

Relatos de Experiência