Pensamento fracionário parte-todo no 4º ano do Ensino Fundamental: um debate com crianças a partir de seus erros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3510

Palavras-chave:

Parte-todo, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Análise de Erros, Frações

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar o processo de debate sobre o conceito de fração parte-todo, a partir da perspectiva da análise de erros, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Canguçu/RS. O estudo foi realizado com 29 alunos por meio de uma intervenção pautada na ideia de parte-todo, relacionada ao pensamento fracionário. A análise dos dados foi constituída em uma perspectiva descritiva-narrativa, na qual se realiza uma análise processual. Como resultado, evidenciou-se que a análise de erro permitiu um processo reflexivo sobre o conceito de fração, gerando uma cultura em sala que traz o questionamento como atividade do aluno. Além disso, ressaltou-se a reflexão de ideias no pensamento fracionário, tais como parte e totalidade e diferentes representações de frações. Conclui-se que essa ação potencializou a construção do conceito de fração e o desenvolvimento de compreensões mais elaboradas sobre a temática.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Wolter, L. R., & Moraes, J. C. P. de . (2024). Pensamento fracionário parte-todo no 4º ano do Ensino Fundamental: um debate com crianças a partir de seus erros. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-17. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3510

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula