Gênese Instrumental na interação com o Geoplano: uma experiência no PARFOR de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3382

Palavras-chave:

Educação Matemática, Gênese Instrumental, Geoplano, PARFOR, Geometria

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPE. Nesse recorte, analisamos a Gênese Instrumental do material manipulável Geoplano em situações que envolvem o objeto matemático Polígonos. Para tanto, realizamos uma oficina de formação, com o uso do Geoplano, para professores de Matemática em formação pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O referencial teórico subjacente é a Abordagem Instrumental e a Orquestração Instrumental. Com uma abordagem qualitativa e delineamento de uma pesquisa-ação, os dados foram coletados, a partir de observações, questionários e registros audiovisuais e analisados à luz do modelo de Situações de Atividades Instrumentais (SAI), proposto por Pierre Rabardel. Os resultados apontam indícios de que não ocorreu a gênese instrumental do Geoplano e indicam que o processo de instrumentalização precisa de mais tempo, para acontecer e envolver conceitos em ação pertinentes às situações que serão propostas. Ademais, lacunas no conhecimento de conteúdo dos participantes podem ter limitado as regras de ação e, consequentemente, os esquemas desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; ALENCAR, Sergio Vicente. A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 349-365, 2013.

ALVES, Paulo Bento. Planificações de sólidos geométricos no ensino remoto: um estudo da gênese instrumental de estudantes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

BELLEMAIN, Franck; TROUCHE, Luc. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático/Comprendre le travail des professeurs avec les ressources de leur enseignement, un questionnement didactique et informatique. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 9, n. 1, p.105-144, 2019.

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em revista, p. 157-171, 2011.

BITTAR, Marilena; MUNIZ, Cristiano Alberto (org.). A Aprendizagem matemática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Curitiba: CRV, 2009.

CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; Tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010.

DO ROSÁRIO SANTOS, Ueslei Galvão; SILVA, Poliana Schettini; CRUZ, Antônio Messias Lopes. A gênese instrumental do material manipulativo régua trigonométrica no processo de ensino e aprendizagem do objeto matemático redução ao 1º quadrante. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 12., 2016, São Paulo. Anais [...] . São Paulo: Sbem, 2016. P. 1-12. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7843_3858_ID.pdf. Acesso em: 09 abr. 2023

DOS SANTOS RODRIGUES Roberta; LIRA, Ana Beatriz Pinheiro; CONCEIÇÃO, Ewerly Reis; DE SOUZA, Kassio Kevy Alves.; DA COSTA, Thamillie Ketelen; DA SILVA FEITOSA, Francisco Eteval Instrumentalização do artefato simbólico equações do 1º grau com duas incógnitas em um ambiente não digital. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. e108111436205-e108111436205, 2022.

DRIJVERS, Paul et al. The teacher and the tool: Instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in mathematics, v. 75, n. 2, p. 213-234, 2010.

GARCÍA-CUÉLLAR, Daysi; FLORES, Jesús Victoria. Estudio de la génesis instrumental del artefacto simbólico simetría axial. Tangram–Revista de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 28-48, 2019.

GARCÍA-CUÉLLAR, Daysi Julissa; MARTÍNEZ MIRAVAL, Mihály André. Estudio del proceso de génesis instrumental del artefacto simbólico función exponencial. Transformación, v. 14, n. 2, p. 252-261, 2018.

GATTEGNO, Caleb. The common sense of teaching mathematics. New York: Educational Solutions World, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LARA, Isabel Cristina Machado. Jogando com a Matemática na Educação Infantil e séries iniciais. São Paulo: Rêspel, 2003.

LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

MEDEIROS, Cleide Farias de; SANTOS, Ernani Martins dos. O concreto e o abstrato em Educação em Física e em Matemática. Recife: UFRPE, 2001.

NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, p. 1-6, 2005.

NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus. Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, v. 25, n. 2, p. 305-323, 2017.

RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies : approche cognitive des instruments contemporains. Armand colin, 1995.

RABARDEL, Pierre. People and technology: a cognitive approach to contemporary instruments. Université Paris 8, Paris, 2002.

RABARDEL, Pierre. Los Hombres y las Tecnologías: visión cognitiva de los instrumentos cognitivos. Tradución de Martin Acosta Gempeler. Universidad Industrial de Santander. Escuela de Matemáticas. Colômbia, 2011.

SALAZAR, Jesus Victoria Flores. Gênese instrumental na interação com Cabri 3D: um estudo de transformações geométricas no espaço, 319f. Tese (Doutorado em Educação Matemática)- Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

SILVEIRA, Érica Santana; VITA, Aida Carvalho; KATAOKA, Verônica Yumi. A gênese instrumental na interação de licenciandos em matemática com uma maquete tátil no estudo de probabilidade. Em Teia| Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 3, p. 1-25, 2015.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.

TROUCHE, Luc. An instrumental approach to mathematics learning in symbolic calculator environments. In: GUIN, Dominique; RUTHVEN, Kenneth; TROUCHE, Luc (Eds.) The didactical challenge of symbolic calculators. Springer Science & Business Media, Boston, MA, 2005. p. 137-162.

VERGNAUD, Gérard. Teoria dos Campos Conceituais. In: NASSER, Lilian. Anais do Primeiro Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 1993.

VERGNAUD, Gérard. Algunas ideas fundamentales de Piaget em torno a la didáctica. Perspectivas: Revista trimestral de educación comparada, n. 1, p. 195-207, 1996.

VERGNAUD, Gérard. Towards a cognitive theory of practice. In: Mathematics Education as a Research Domain: A Search for Identity: Na ICMI Study Book 1, Dordrecht: Springer Netherlands, 1998. p. 227-240.

XAVIER NETO, Armênio Lannes. Um estudo da Gênese Instrumental para função de uma variável real com várias sentenças, 161f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

XAVIER NETO, Armênio Lannes; DA SILVA, Maria José Ferreira. Gênese Instrumental do artefato simbólico função de uma variável real definida por várias sentenças matemáticas em um ambiente não digital. UNIÓN-Revista Iberoamericana De Educación Matemática, v. 13, n. 51, p. 107-125, 2017.

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Silva Feitosa, F. E., Gitirana, V., & dos Santos Rodrigues, R. . . (2024). Gênese Instrumental na interação com o Geoplano: uma experiência no PARFOR de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Em Revista, 29(82), 1-19. https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3382

Edição

Seção

Relatos de Experiência