“Quero um Triângulo do Tipo...”: aprendizagens de professores de matemática em um estudo de aula com o GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3352

Palavras-chave:

Educação Matemática, Fenomenologia, Formação de Professores, Tecnologias Digitais

Resumo

Este texto explicita aprendizagens de professores de matemática que se dispuseram a analisar aulas nas quais trabalharam conteúdos de triângulos com o software GeoGebra. Os dados discutidos são um recorte de uma pesquisa de doutorado e foram produzidos em um grupo de três professores de matemática de uma escola pública. Esse grupo foi constituído para a pesquisa, e as ações foram realizadas seguindo as etapas do estudo de aula, que prevê a definição de temas, o planejamento, a realização e a discussão de aulas. Neste recorte, expõe-se o que se mostrou na discussão de aulas sobre classificação de triângulos e relações métricas no triângulo retângulo. A condução da pesquisa e a análise dos dados se deu em uma postura fenomenológica. Os resultados apontam que a participação no processo formativo levou os professores a aprenderem aspectos relativos à comunicação em sala de aula, à própria prática e ao raciocínio dos alunos.

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Biografia do Autor

Carolina Cordeiro Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Guaratinguetá/Pós-doutoranda

Possui graduação em Computação (2009) pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila - UNIFATEA e graduação em Licenciatura em Matemática (2015) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Possui mestrado (2017) e doutorado (2021) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Rio Claro. Atualmente é pós-doutoranda na UNESP/Campus de Guaratinguetá, bolsista de Pós-Doutorado Junior do CNPq

Rosa Monteiro Paulo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Guaratinguetá/Professora

Possui graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1984). Possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Atualmente é professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. Professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, UNESP. É pesquisadora e vice coordenadora do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática, vinculado a UNESP/Rio Claro, com projeto cadastrado e aprovado pelo CNPq.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Cordeiro Batista, C., & Monteiro Paulo, R. (2023). “Quero um Triângulo do Tipo.”: aprendizagens de professores de matemática em um estudo de aula com o GeoGebra. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3352