Utilização de e-book interativo em aulas de Matemática em um Curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio

Autores

  • Davi Cézar da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Jacqueline Gabriela Cantú Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG)
  • Heloisa Cristina da Silva
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2983

Palavras-chave:

E-book interativo. , Ensino de Matemática. , Ensino Médio. , Tecnologias Digitais no Ensino.

Resumo

A utilização de tecnologias digitais para o ensino se faz necessária em uma sociedade que as consome em seu cotidiano. Este artigo propõe a utilização de um e-book interativo desenvolvido como proposta para integração entre as disciplinas de Matemática, Física e Medidas Elétricas em turmas de um Curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal. A pesquisa é qualitativa e apoia-se em dados numéricos das análises das percepções dos alunos somadas às reflexões da professora de Matemática em relação à utilização do material. Sobre os resultados, verificou-se não ser comum a utilização de e-books interativos, e ainda, que os recursos contribuíram para o entendimento dos conteúdos e para a dinamização das abordagens. Sendo assim, prevê-se que em estudos futuros seja possível utilizar o e-book em mais turmas, visando mais análises, bem como a produção de objeto de aprendizagem semelhante para outros conteúdos curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, O. S. VASCONCELLOS, R. F. R. R. E-book sala de aula híbrida: uma proposta para o ensino fundamental. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 8, n. 2, p. 160-173, maio-ago., 2018.

AZEVEDO, L. M. D. Ebook vs. Livro tradicional como ferramenta educativa. 2012. 99f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias gráficas) - Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa, 2012.

LIMA, E. BIDARRA, J. A produção e a Utilização de e-books Interativos e Multimídia em EaD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÃTICA NA EDUCAÇÃO, 4, 2015, Maceió. Anais do IV CBIE: Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação. Maceió: UFAL, 2015, p. 712-720. Disponível em: https://bit.ly/3cJvTZD. Acesso em 05 nov. 2021.

MENEZES, L. P. G.; SILVA, P. G. N. CORDEIRO, E. S. BOSCARIOLI, C. E-book interativo para o ensino de álgebra: reflexões do processo de criação. In: CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 1, 2020. Anais do I CoBICET: Um mundo em constante transformação. 2020. Disponível em: https://bit.ly/30VgTFd. Acesso em 03 nov. 2021.

MUNHOZ, A. S. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

NASCIMENTO, E. G. A. do. Avaliação do uso do Software Geogebra no Ensino de Geometria: reflexão da prática na escolar. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 3, 2012, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2012, p. 1-6. Disponível em: bit.ly/40PNMxv. Acesso em 13 fev. 2023.

TALBERT, R. Guia para utilização da aprendizagem invertida no Ensino Superior. Porto Alegre: Penso, 2019.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

da Silva, D. C., Cantú , J. G., da Silva, H. C. ., & Boscarioli, C. (2023). Utilização de e-book interativo em aulas de Matemática em um Curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 33-44. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2983

Edição

Seção

Artigos