Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico

Autores/as

  • Paulo Cesar Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Pamela Carolina Macedo Licenciatura plena em matemática da UFSCar

Palabras clave:

Letramento estatístico, Ensino fundamental, Experiência pedagógica

Resumen

Este relato apresenta a análise dos registros de representação semiótica, mobilizados e coordenados na atividade escrita de 46 alunos de duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual paulista, envolvidos na resolução de duas tarefas referentes ao uso do gráfico de setores, contidas no Caderno do Professor e do Aluno. Os resultados da análise dos protocolos escritos dos alunos suscitaram discussões sobre o fenômeno de congruência. O foco no conceito de proporcionalidade comprometeu o desenvolvimento do letramento estatístico na compreensão do gráfico de setores. O conteúdo do enunciado das tarefas não promoveu a interpretação dos dados, tampouco a natureza do gráfico estatístico e, sim, os procedimentos matemáticos utilizados na resolução das tarefas.

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Biografía del autor/a

Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

departamento de física, química e matemática.

área de educação matemática

Pamela Carolina Macedo, Licenciatura plena em matemática da UFSCar

estudante da Licenciatura plena em matemática da UFSCar- Sorocaba

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Oliveira, P. C., & Macedo, P. C. (2018). Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico. Educação Matemática Em Revista, 23(58), 118-131. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/957

Número

Sección

Relatos de Experiência