Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico

Authors

  • Paulo Cesar Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Pamela Carolina Macedo Licenciatura plena em matemática da UFSCar

Keywords:

Letramento estatístico, Ensino fundamental, Experiência pedagógica

Abstract

Este relato apresenta a análise dos registros de representação semiótica, mobilizados e coordenados na atividade escrita de 46 alunos de duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual paulista, envolvidos na resolução de duas tarefas referentes ao uso do gráfico de setores, contidas no Caderno do Professor e do Aluno. Os resultados da análise dos protocolos escritos dos alunos suscitaram discussões sobre o fenômeno de congruência. O foco no conceito de proporcionalidade comprometeu o desenvolvimento do letramento estatístico na compreensão do gráfico de setores. O conteúdo do enunciado das tarefas não promoveu a interpretação dos dados, tampouco a natureza do gráfico estatístico e, sim, os procedimentos matemáticos utilizados na resolução das tarefas.

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Author Biographies

Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

departamento de física, química e matemática.

área de educação matemática

Pamela Carolina Macedo, Licenciatura plena em matemática da UFSCar

estudante da Licenciatura plena em matemática da UFSCar- Sorocaba

Published

2018-07-01

How to Cite

Oliveira, P. C., & Macedo, P. C. (2018). Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico. Educação Matemática Em Revista, 23(58), 118-131. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/957

Issue

Section

Relatos de Experiência