Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática

Autores/as

  • Maria isabel Ramalho Ortigão UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palabras clave:

Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas

Resumen

O artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria isabel Ramalho Ortigão, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela PUC-Rio em 2005. Professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Procientista nesta mesma instituição. Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped/UERJ). É pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, Editais 2011 e 2015. É coordenadora do GT Avaliação e Educação Matemática da (SBEM) e vice-coordenadora deste GT 19 (Educação Matemática) da ANPEd. Lider do Grupo de Pesquisa Politicas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (Antigo Observatório de Periferias Urbanas). Suas pesquisas situam-se nos campos da Educação e da Educação Matemática, com ênfase em Avaliação de Sistemas e Programas Educacionais, Avaliação, Currículo e Desigualdades Educacionais.

Publicado

2018-01-21

Cómo citar

Ortigão, M. isabel R. (2018). Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 73-85. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868

Número

Sección

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática