Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática

Authors

  • Maria isabel Ramalho Ortigão UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Keywords:

Instrumentos avaliativos. Matemática. Questionário. Escalas

Abstract

O artigo analisa os procedimentos para avaliar estudantes de matemática, tendo como base empírica uma investigação em escolas públicas e particulares, conduzida por meio da aplicação de um questionário. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada utilizando-se TRI não paramétrica, que definiu duas escalas com boas propriedades estatísticas. O estudo evidenciou que os professores informam usar procedimentos que vão além das tradicionais provas e testes. Os resultados não possibilitam saber como os docentes avaliam, nem o grau de articulação entre a avaliação e o currículo escolar, mas permitem uma análise crítica e uma visão panorâmica sobre certas escolhas em avaliação da aprendizagem da matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria isabel Ramalho Ortigão, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela PUC-Rio em 2005. Professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Procientista nesta mesma instituição. Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped/UERJ). É pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, Editais 2011 e 2015. É coordenadora do GT Avaliação e Educação Matemática da (SBEM) e vice-coordenadora deste GT 19 (Educação Matemática) da ANPEd. Lider do Grupo de Pesquisa Politicas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (Antigo Observatório de Periferias Urbanas). Suas pesquisas situam-se nos campos da Educação e da Educação Matemática, com ênfase em Avaliação de Sistemas e Programas Educacionais, Avaliação, Currículo e Desigualdades Educacionais.

Published

2018-01-21

How to Cite

Ortigão, M. isabel R. (2018). Práticas Avaliativas: que instrumentos são usados para avaliar os estudantes em salas de aula de matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 73-85. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/868

Issue

Section

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática