Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino de Matemática

Autores/as

  • Edvan Ferreira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Ilha Solteira, São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7681-8368
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Ilha Solteira, São Paulo http://orcid.org/0000-0001-5021-6852
  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Ilha Solteira, São Paulo

Resumen

O foco deste ensaio teórico é discutir os conceitos de Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade e a forma como estes podem ser incorporados às práticas de ensino de Matemática. Para tanto, problematiza-se tais conceitos a partir dos seguintes questionamentos: O que é interdisciplinaridade? O que é transdisciplinaridade? Como surgiram tais conceitos? Quais as vantagens de se utilizar estas abordagens didáticas no ensino de Matemática? Adota-se a metodologia de revisão bibliográfica, consubstanciada em autores que abordam tais temáticas em livros, artigos, dissertações e teses de forma a discorrer sobre tais conceitos a fim de entender a essência e a devida apropriação deles. Apreende-se que tais conceitos são abordagens complementares ao tratamento disciplinar e promovem uma visão mais ampla sobre o conhecimento, tomando-se os devidos cuidados para evitar a adoção inapropriada, para tanto se faz necessário um maior trabalho de pesquisa e problematização de tais conceitos pelo professor que ensina matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvan Ferreira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Ilha Solteira, São Paulo

Licenciado em Matemática pelo IFSP (2015) e pós-graduado em Ensino de Matemática (lato sensu) pelo Claretiano Centro Universitário (2016); Técnico Administrativo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP, Birigui-SP, Brasil, edvanferreirastos@gmail.com

Publicado

2017-07-21

Cómo citar

Santos, E. F. dos, Gonçalves, H. J. L., & Balieiro Filho, I. F. (2017). Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino de Matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 38-47. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/748

Número

Sección

Artigos