Livro didático de Matemática: perspectivas a partir de relatos de professores do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3191

Palabras clave:

Educação Matemática., Ensino M, Livros didáticos

Resumen

Neste artigo, buscamos entender de que maneira professores de Matemática do Ensino Médio usam os livros didáticos de Matemática em sua prática docente e quais são suas perspectivas em relação à utilização desse recurso. Buscou-se perceber sua relação com eles, destacando aspectos positivos e elencando dificuldades enfrentadas quando se trata do uso desse tipo de material. Levantamos, também, se os docentes fazem adaptações nesses materiais ou se os usam exatamente como são propostos pelos autores e pelas editoras. Para tanto, foram entrevistados quatro professores de Matemática do Ensino Médio que, em 2020, utilizaram livros aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os dados obtidos foram categorizados por meio da Análise Textual Discursiva. Quatro foram as categorias construídas: o LDM como ferramenta de apoio, dependência do LDM, avaliação do LDM e modificações feitas pelos professores no LDM. Acredita-se que os resultados encontrados que indicam seu uso como importante apoio para o processo de ensino-aprendizagem, por vezes certa dependência dos LDMs e necessidade de modificações mais radicais no conteúdo dos LDMs, possam contribuir para aqueles que se dedicam à escrita de materiais didáticos e aos pesquisadores interessados no tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABUD, K. M. A história de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In: MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. de S. (org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

BROWN, M. W. The teacher-tool relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (ed.). Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. London: Routledge, 2009.

BROWN, M.; EDELSON, D. C. Teaching as design: can we better understand the ways in which teachers use materials so we can better design materials to support their changes in practice? Design Brief. Evanston, IL: The Center for Learning Technologies in Urban Schools, 2003.

COSTA, E. X. da. Narrativas de professores alfabetizadores sobre o Pnaic de alfabetização matemática. 2016. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de professores).

FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. v. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. (Coleção Ditos & Escritos).

FREITAS, N. K.; RODRIGUES, M. H. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 300-307, 2008.

FURONI, S. P. Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática do Ensino Médio em suas relações com livros didáticos. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. São Paulo: Record, 2004.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, jan./jun., p. 9-43, 2001.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

SOARES, M. O livro didático e a escolarização da leitura. 7 out. 2002. Entrevista. Disponível em: http://entrevistasbrasil.blogspot.com/2008/10/magda-soares-o-livro-didtico-e.html. Acesso em: 15 maio 2022.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Augusto Bannack Diniz, M., & Rolkouski, E. . (2023). Livro didático de Matemática: perspectivas a partir de relatos de professores do Ensino Médio. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 60-71. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3191

Número

Sección

Artigos