Que é “infinito”? Relato de uma abordagem com Estudantes do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática e Física

Autores/as

  • Camila Manni Dias do Amaral UFRJ
  • Gisele Leite da Silva Universidade Federal de Itajubá, Itajubá
  • Aline Mendes Penteado Farves IFRJ/Nilópolis
  • Flávia Trópia CEFET/Petrópolis

Resumen

Neste relato apresenta-se como estudantes de duas turmas de ensino médio e duas turmas de licenciatura em matemática e em física compreendem “infinito”, com a discussão sobre o tratamento deste assunto em turmas cujos membros trazem diferentes conhecimentos prévios sobre o tema. As atividades relatadas consistiram de discussões conduzidas por quatro professoras em turmas distintas, e tiveram duração média de uma hora e quarenta minutos. Um dos interesses ao realizar essa atividade com públicos diversos era compreender quais percepções dos estudantes acerca do infinito e da ideia de que existem infinitos maiores do que outros. Uma concepção comum emergiu nos quatro grupos em que a atividade foi realizada: infinito é aquilo que não se pode contar e também um conjunto que não tem último elemento. Para além dessa concepção comum, questões relativas à natureza do infinito e foram trazidas pelos estudantes e discutidas pelas professoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Manni Dias do Amaral, C., Leite da Silva, G., Mendes Penteado Farves, A., & Trópia, F. (2022). Que é “infinito”? Relato de uma abordagem com Estudantes do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática e Física. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 75-85. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2718

Número

Sección

Relatos de Experiência