Que é “infinito”? Relato de uma abordagem com Estudantes do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática e Física
Abstract
Neste relato apresenta-se como estudantes de duas turmas de ensino médio e duas turmas de licenciatura em matemática e em física compreendem “infinito”, com a discussão sobre o tratamento deste assunto em turmas cujos membros trazem diferentes conhecimentos prévios sobre o tema. As atividades relatadas consistiram de discussões conduzidas por quatro professoras em turmas distintas, e tiveram duração média de uma hora e quarenta minutos. Um dos interesses ao realizar essa atividade com públicos diversos era compreender quais percepções dos estudantes acerca do infinito e da ideia de que existem infinitos maiores do que outros. Uma concepção comum emergiu nos quatro grupos em que a atividade foi realizada: infinito é aquilo que não se pode contar e também um conjunto que não tem último elemento. Para além dessa concepção comum, questões relativas à natureza do infinito e foram trazidas pelos estudantes e discutidas pelas professoras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.