O contrato didático e a resolução de problemas matemáticos em sala de aula

Autores/as

  • Kátia Maria de Medeiros SEE-PE

Resumen

Os problemas matemáticos são fundamentais no desenvolvimento da matemática, mas, em sala de aula, são trabalhados como exercícios repetitivos, resolvidos por meio de procedimentos padronizados, previsíveis por aluno e professor. Por exemplo, o aluno procura palavras no enunciado que indiquem a operação utilizada na resolução. Nessa pesquisa, esses problemas foram denominados fechados. Tais previsões podem ser consideradas regras de contrato didático. Esse contrato se refere às expectativas entre professor, aluno e o conhecimento específico trabalhado.

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Publicado

2019-01-12

Cómo citar

Medeiros, K. M. de. (2019). O contrato didático e a resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Educação Matemática Em Revista, 8(9/10), 32-39. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1687

Número

Sección

Artigos