Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas

Authors

  • Mariana Passos Dias
  • Mariana Souza Innocenti
  • Edilaine Regina dos Santos

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta de aula via Resolução de Problemas, para o estudo de função do tipo exponencial e progressão geométrica, tendo como base o roteiro de aula apresentado por Allevato e Onuchic (2009). São apresentados: problemas a serem abordados e objetivos para o trabalho com os alunos, uma proposta de formalização para o conteúdo pretendido a partir de uma possível resolução, bem como sugestões de encaminhamentos para o desenvolvimento da aula. Esta proposta foi elaborada por alunas do 4º ano de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, sob a supervisão de um docente do departamento de Matemática desta mesma instituição para o trabalho com alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual paranaense em oficinas de Matemática realizadas como parte do estágio curricular obrigatório.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-07-21

How to Cite

Dias, M. P., Innocenti, M. S., & dos Santos, E. R. (2017). Função do tipo exponencial e progressão geométrica: uma proposta de aula via Resolução de Problemas. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 116-126. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/565

Issue

Section

Atividades para Sala de Aula