Authorial processes in 4th and 5th grade: creativity and diversity in mathematical learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3389

Keywords:

Authorial Processes, Mathematical Learning, 4th and 5th grade, Initial Stages

Abstract

Concerned about the process of creation and of doing mathematics by students, as well as the observation of strategies they use to solve mathematical activities, during the last International Seminar on Mathematical Education Research, held in 2001, a group of researchers from GT01 at the Brazilian Mathematical Education Society, focused on early childhood education and the initial stages of primary education, expressed their desire to investigate the authorial processes of students in the 4th and 5th grades of primary education. Aided by a network of basic education teachers who contribute with protocols that indicate possible authorial processes on the part of students, this group has been carrying out some analyses that have enabled a rethink of the ways students learn and, consequently, the way teachers teach, proposing actions to train teachers.

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Author Biographies

Cristiano Alberto Muniz, Universidade de Brasília

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de lEducation - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem". Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educaçao Matematica, aprendizagem matemática, e formação do professor de matematica. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, PNLD, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas Coleções do seu Gonzalo e Hércules e Jiló no mundo da Matemática. Atualmente, MEMBRO DO GIEM do Dep, de Matemática-IE da UnB, desenvolve projetos socio-educacionais junto a crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás. Integrante do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento de Matemática da UnB "Plataforma Interativa de Jogos Matemáticos".

Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II - CPII

É licenciada em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1980), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1986), Especialista em Informática Educativa pela Universidade UniCarioca (2000), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003) e Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (2013). É pesquisadora do Projeto Fundão-IM/UFRJ desde 2008. É professora do Colégio Pedro II, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Programa de Prós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Tem experiência na área de Educação, tendo participado de projetos de formação de professores nos Ensinos Fundamental e Médio. No Ensino Superior, atuou principalmente em disciplinas envolvendo os seguintes temas: Trigonometria, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais na Educação, Tendências Metodológicas em Educação Matemática, Didática Geral e Didática da Matemática na Educação Básica. No Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, ministra as disciplinas Metodologia no Ensino de Matemática e Tecnologias Digitais Integradas ao Contexto da Educação Básica. Foi docente do Curso de Especialização em Educação Matemática, no Colégio Pedro II, ministrando as disciplinas Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação Matemática, Didática Geral e Metodologia da Pesquisa.

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), com Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (2015), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus de Santo Antônio da Patrulha, e no PPG em Ensino de Ciências Exatas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional), membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis e da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático de Matemática. Tutora do grupo PET Conexões de Saberes FURG-SAP. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação em Ciências - NIPEC e pesquisadora dos grupos de pesquisa Praktiké - Educação e Curriculo em Ciências e Matemática (UFRGS) e GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (UFPEL), onde pesquisa sobre as altas habilidades e o desenvolvimento de potenciais na área de Matemática, bem como, sobre Experimentação Matemática e a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso - Instituto de Educação - Departamento de Ensino e Organização Escolar

Doutora em Educação - Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Áreas: Ensino de Matemática e Formação de Professores dos Anos Iniciais

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Published

2023-06-30

How to Cite

Alberto Muniz, C. ., Resende Vieira, E. ., Ritter Jelinek, K. ., & Fanizzi, S. (2023). Authorial processes in 4th and 5th grade: creativity and diversity in mathematical learning. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3389

Issue

Section

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula