The Fedathi Sequence in Geometry Teaching for Elementary School: experience Report in a Peripheral School in Caucaia-CE-Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3370

Keywords:

Fedathi Sequence, Geometry, Teaching Practice, Student protagonism

Abstract

The fedathian position is based on the fundamentals of the Fedathi Sequence, in which the teacher plans and develops activities based on investigative work, with the student as the protagonist of his learning. In this perspective, the objective is to describe an experience in the class of Mathematics, using the assumptions of the Fedathi Sequence, on the sum of the internal angles of the triangles, in the 7th grade class of a public school in Caucaia, Ceará. Thus, the questions asked by the teacher allowed the students to maintain an investigative and collaborative behavior, starting from the set of knowledge understood by them, so that they could find the solution to the problem. Three teams solved it and two others showed inconclusive answers, but with the application of their knowledge and the systematization of the activity, the students demonstrated that they understood the concepts. It was concluded that, from the planning to the execution of the activity, the teacher's mediation promoted the active participation of the students, aiming at a significant learning.

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Author Biographies

Bruna Rafaela Araújo da Silva, Universidade Federal do Ceará-UFC

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC) e integrante do Grupo de de Estudos e Pesquisas na área de Educação On-line Multimeios (GEOnM) da Faced-UFC e do Grupo de educação Matemática Multimeios (GEMM) da Faced-UFC. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação- FLATED (2016), licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2021) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2020).

Fernanda Maria Almeida do Carmo, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, (2023). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, (2022). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa MultiMeios. Atua nas áreas de Ensino de Matemática, Educação a Distância e Formação Docente. Estuda nas linhas de pesquisa GEMM - Grupo de Educação Matemática MultiMeios, TeleMeios e Formação de Professores.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará-UFC

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 1, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022

Antonia Lis de Maria Martins Torres, Universidade Federal do Ceará-UFC

Pedagoga (FACED/UFC), Mestre (FACED/UFC) e Doutora também pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Estudos Especializados da FACED/ UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Multimeios atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. Os projetos estão articulados as seguintes áreas: educação a distância, informática educativa, formação de professores em contexto virtuais, redes sociais e inclusão digital. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha História da Educação Comparada, Eixo; Novas Tecnologias e EAD. Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia EAD da UFC/Virtual. Autora do Livro: Laboratório de Pesquisa Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018. No ano de 2019, realizou Curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal, sob supervisão da Profa.Dra.Lúcia Amante.Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), durante o ano de 2020.. Foi coordenadora adjunta, na UFC, do programa UAB/CAPES, no período de outubro de 2021 à junho de 2022. 

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Published

2023-05-29

How to Cite

Araújo da Silva, B. R. ., Almeida do Carmo, F. M., Borges Neto, H. ., & de Maria Martins Torres, A. L. . (2023). The Fedathi Sequence in Geometry Teaching for Elementary School: experience Report in a Peripheral School in Caucaia-CE-Brazil. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3370

Issue

Section

Relatos de Experiência