Difficulties enunciated by teachers about Mathematics Teaching in Professional Technical High School Education: notes on the Mathematics Curriculum in São Paulo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3011

Keywords:

Mathematics Education, Professional and Technical Education, Mathematics Curriculum

Abstract

The aim of this article is to discuss the difficulties in teaching Mathematics in Professional Technical High School Education (EPTNM) from the perspective of people who teach technological subjects with emphasis on Mathematics in technical courses. In this sense, people with the aforementioned characteristics were invited to participate in a group research to talk about the difficulties they face when teaching Mathematics. As results, we pointed out the difficulties encountered by teachers without a degree in Mathematics who teach curricular components with technological bases with emphasis in Mathematics in technical courses.

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Author Biographies

Alessandro Cruz de Lima, Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira

Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2020), linha de pesquisa: Educação Matemática; Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNILAGO (2014); Licenciatura Plena em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba - Formação Pedagógica de Docentes FATEC SOROCABA (2008); Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2002). Atualmente é membro do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação - GEPAC" da UNESP. Suas reflexões permeiam as seguintes temáticas: Teorias e Perspectivas Curriculares, Educação Matemática, Educação Comparada, Educação Intercultural Indígena, Diversidade Cultural, Escola de Tempo Integral e Educação Profissional; Professor dos Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica e Bacharelado em Administração nas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB) e Professor de Ensino Técnico 02/G da Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira (ETEC).

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e também Bolsista Pibic/CNPq na área de Educação (2019-2020). Representante na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Teoria Crítica). É Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpel) formada por Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade do Chile, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e da Universidade Autônoma de Zacatecas. Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, extensão e orientação, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo.

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Published

2023-06-30

How to Cite

Lima, A. C. de, Taveira, F. A. L., & Peralta, D. A. (2023). Difficulties enunciated by teachers about Mathematics Teaching in Professional Technical High School Education: notes on the Mathematics Curriculum in São Paulo. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3011