Reflexões sobre o Saber Estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças Climáticas”
Palavras-chave:
Educação Matemática. Saber Estatístico. Mudanças climáticas.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Estatística a partir dos elementos teóricos advindos da perspectiva foucaultiana, que a compreende como uma das maneiras de governar a população. O estudo sugere uma problematização deste saber, discutindo como os números, taxas, medidas etc. produzem os sujeitos em suas atitudes individuais ou coletivas. Nesse caso, é evidenciada a constituição de um sujeito “verde” pelo dispositivo da sustentabilidade, discussão que poderia ser mobilizada pelo debate sobre as mudanças climáticas do nosso planeta. Para tanto, uma das ferramentas estatísticas utilizadas é a regressão linear, com uma breve análise de gráficos envolvendo dados sobre as anomalias de temperatura na Terra ao longo dos anos. Em síntese, tem-se a intenção de discutir a controvérsia científica sobre a causa do aquecimento global e consequentemente a produção de sujeitos, visando contribuir com as pesquisas no âmbito da formação de professores de matemática.