Desenvolvimento do Raciocínio Matemático com base na resolução de tarefas exploratórias: um estudo com alunos do 7º ano da Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3798Palavras-chave:
Ensino exploratório, Experiência de ensino, Raciocínio Matemático dos alunosResumo
A Educação do Campo está relacionada à transformação social em que o ensino considera a realidade do estudante, e, além da abordagem de conteúdos específicos, fomenta o desenvolvimento de capacidadese raciocínio matemático para a aprendizagem com compreensão. Neste âmbito, o estudo apresentado refere-se ao resultado de uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa envolvendo as capacidades de Raciocínio Matemático de estudantes durante a resolução de tarefas exploratórias. O objetivo é compreender as possibilidades de desenvolvimento do Raciocínio Matemático de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Campo, em práticas de Ensino Exploratório. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com gravações em áudio e vídeo, das discussões dos estudantes nas aulas e resoluções de tarefas dos alunos. Os resultados, em acordo com a literatura vigente, salientam os tipos e os processos de Raciocínio Matemático desenvolvidos pelos discentes, com destaque para os processos de conjecturar, generalizar e justificar, inerentes à abdução, à generalização e à dedução. Este estudo apoia a Educação do Campo em futuras práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
ARROYO, M.; CALDART, R.; MOLINA, M. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. BRASIL – disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica. Acesso em: 5 mar. 2021.
CALDART, R. Educação do campo. In: CALDART, R. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 259-267.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HENRIQUES, A.; MARTINS, M. A. Mathematical reasoning in linear systems learning: a higher education exploratory teaching experiment with prospective teachers. Avances de Investigación en Educación Matemática. Espanha. v. 21, p. 65-85, 2022.
JEANNOTTE, D.; KIERAN, C. A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics. 96:1, p. 1–16, Canadá, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-017-9761-8. Acesso em 4 jun. 2022.
LANNIN, J.; ELLIS, A. B.; ELLIOT, R. Developing essential understanding of mathematics reasoning for teaching mathematics in prekindergarten-grade 8. Reston, VA: NCTM, 2011.
LIMA, A. S.; LIMA, I.M.S., Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 4, n. 3, p. 1-10, 2013.
MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, São José dos Campos, v. 20, n. 35, p. 201-208, jul. 2014.
MOREIRA, M. A.; ROSA, P. R. Pesquisa em ensino: métodos qualitativos e quantitativos. 2. ed. Porto Alegre: Brasil, 2016.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. NCTM: Principles to actions: ensuring mathematics success for all. Reston, VA: NCTM, 2014.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: PONTE, J. P. O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: Apm, 2005. p. 11-34.
PONTE, J. P.; Princípios para a formação de professores para promover o raciocínio matemático nos alunos. REASON, 2022. Disponível em: http://reason.ie.ulisboa.pt/produtos. Acesso em: 15 nov. 2022.
PONTE, J.P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J., Como desenvolver o raciocínio matemático em sala de aula? Educação e Matemática,156 Lisboa: APM, p.7-11, 2020.
SERRAZINA, L., RODRIGUES, M., ARAMAN, E. Envolver os alunos em processos de raciocínio matemático: as ações do professor. Psicologia em pesquisa. n. 1, v. 14, p.18-36, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v14n1/03.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.
STEIN, M. K.; ENGLE, R. A.; SMITH, M.; HUGHES, E. K. Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, 2008, p. 313-340.
STYLIANIDES, A. Proof and proving in school mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, VA, n. 38, p. 289 321, 2007.
VENTURA, H.; OLIVEIRA, H. Uma abordagem paralela das várias representações dos números racionais através de tarefas que promovem o modelo da barra numérica. In: PONTE, J. P. (org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 83-109.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.