A Feira de Matemática no Brasil: formação de professores e edições realizadas

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DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3783

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Feira de Matemática, Expansão

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva analisar o panorama de mobilizações nacionais que visam à melhoria do processo ensino-aprendizagem na Educação Básica, desenvolvidas por meio do Movimento em Rede de Feira de Matemática (MRFMat). De forma paralela, também se analisa o papel da Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM) nesse processo. Para isso, apresenta-se um breve histórico sobre o tema, as similaridades e as diferenças entre a FMat e a SBEM. Trata-se dos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com 40 professores, entre representantes das diretorias regionais da SBEM e das comissões de organização da Feira de Matemática. Todos responderam a um questionário online pelo Google Forms, criado a partir da seguinte questão de pesquisa: como se apresenta o panorama da FMat nas unidades federativas do Brasil? Os dados produzidos revelaram o quanto as ações organizadas de forma coletiva contribuíram para a expansão da FMat em 11 estados brasileiros, mas com o cuidado de efetivar a formação de gestores e professores.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Feira de Matemática. Expansão.

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Ferreira dos Santos, A., & Peres Zago Oliveira, F. (2024). A Feira de Matemática no Brasil: formação de professores e edições realizadas. Educação Matemática Em Revista, 29(82), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3783