Família, escola e matemática: uma revisão bibliográfica sistemática no período de 2012 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3640

Palavras-chave:

Criança, Educação Infantil, Ensino Fundamental

Resumo

O texto ora apresentado aborda a relação família, escola e matemática. Objetiva apresentar resultados de pesquisas sobre o tema publicadas em periódicos no período de 2012 a 2021. Em uma abordagem qualitativa, o estudo procedeu a uma revisão sistemática bibliográfica com levantamento, seleção, categorização e análise de artigos científicos sobre a relação família-escola-matemática, publicados no Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, no período de 2012 a 2021. Destacam-se os seguintes resultados: poucas pesquisas publicadas sobre a temática; indicação de uma relação família-escola restrita a eventos pontuais; ênfase no impacto positivo dessa relação na aprendizagem matemática das crianças nos poucos estudos encontrados. Conclui-se com a afirmação da necessidade de mais estudos referentes ao tema, com ênfase em uma construção de parceria entre família e escola no desenvolvimento e aprendizagem matemática das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, J. Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método de revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n.1 1, p.121-136, nov,2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf Acesso em: 20 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: www.portal.mec.gov.br Acesso em: 20 jan. 2023.

BRITO, R. G.; SOARES, S. S. Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão. Revista Exitus, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 241-253, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/140. Acesso em: 01 set. 2022.

CARVALHO, A. F.; MÜLLER, F. Ética na pesquisa com crianças: uma problematização necessária. In: MÜLLER, F. (Org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2010. p. 17-38.

COLLI, D. R.; LUNA, S. V. Práticas de integração família-escola como preditoras do desempenho escolar de alunos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/P8JzbqfhDZp5PB9JsyZjm6K/?lang=pt&format=pdf#:~:text=Tais%20pr%C3%A1ticas%2C%20representadas%20por%20estas,da%20escola%20com%20a%20fam%C3%ADlia. Acesso em: 12 set. 2022.

COMERIO, N.; STROZZI, F. Tourism and its economic impact: a literature review using bibliometric tools. Sage Journals, v. 25, n.1, ago. 2019.

CORSARO, W. Sociologia na infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Rei. São Paulo: Artmed, 2011.

GRIPP, G. S.; FARIA, E. R. A família diante da dificuldade de aprendizagem da criança. Taquara, RS: Universo Acadêmico, Taquara, v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/2_a_familia.pdf Acesso em: 12 set. 2022.

KNIJNIK, G.; JUNGES, D. L. V. A Relação Família-Escola e a Prática do “Dever de Casa” de Matemática: um estudo sobre seus tensionamentos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, p. 662-681, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/3gwrs3Y3ccfsdbyc5qKtdQL/?lang=pt Acesso em: 10 set. 2022.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 116, p. 41-59, jul. 2002.

MARCONDES, K. H. B.; SIGOLO, S. R. R. L. Comunicação e envolvimento: possibilidades de interconexões entre família-escola?. Scielo, v. 22, n. 51, p. 91-99, ago., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/wmHT7pZPnLS7L3vTDbC9tTP/?lang=pt Acesso em: 04 set. 2022.

MATEUS, M. N. E. Percepções da relação Escola e Família. Imagonautas, v. 6, n.7, p.44-61, maio, 2016. Disponível em: https://capes-primo.ez20.periodicos.capes.gov.br/primo explore/fulldisplay?docid=TN_cdi_dialnet_primary_oai_dialnet_unirioja_es_ART0000995951&context=PC&vid=CAPES_V3&lang=pt_BR&search_scope=default_scope&adaptor=primo_central_multiple_fe&tab=default_tab&query=any,contains,rela%C3%A7%C3%A3o%20fam%C3%ADlia%20escola,AND&query=any,contains,aprendizagem%20escolar,AND&mode=advanced&offset=0 Acesso em: 01 set. 2022.

MATOS, D. Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental1. Pro-Posições, v. 28, p. 33-54, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/DP4FLCqqxBq7tj9JFNGfw5y/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 set. 2022.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RAMOS, S.; FONSECA, L. Um meio de aproximação da família à escola através da matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Portugal, v. especial, n. 5, p. 98-102, 2015. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2015.0.05.322 Acesso em: 04 set. 2022.

SARAIVA, L. A.; WAGNER, A. A relação família-escola sob a ótica de professores e pais de crianças que frequentam o ensino fundamental. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 21, p. 739-772, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mQHVP55HKZghCGcrrqv9qzC/abstract/?lang=pt#:~:text=A%20escola%20parece%20ter%20dificuldades,do%20aluno%20no%20espa%C3%A7o%20acad%C3%AAmico. Acesso em: 12 de set de 2022.

SARMENTO, M.J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 91, p. 361-378, 2005.

SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. R.; SARMENTO, M. J. (Orgs.). Infância (invisível.) São Paulo: Junqueira e Marin, 2007. p. 25-49.

SILVA, M. L. G.; CAVALCANTE, L. M. Relação Família-Escola: as contribuições da família no processo pedagógico vivido na Educação Infantil. Anais... In: Fórum Internacional de Pedagogia, Piauí. p.1-12, 2012. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2012/7521662baf0ae9d3a041718d472f1c8b_1822.pdf Acesso em: 20 set. 2022.

SILVA, G. R. A importância de ensinar matemática e como ensiná-la na Educação Infantil. Castelo Branco Científica, v. 2, n. 3, p. 1-23, jan/jun, 2013. Disponível em: http://revista.fcb.edu.br/img.content/artigos/artigo66.pdf Acesso em: 10 set. 2022.

VASCONCELLOS, T. de (Org). Reflexão sobre infância e cultura. Nitéroi: Eduff, 2008.

ZOGAIB, S. D. Sentido espacial de crianças na educação infantil: entre mapas, gestos e falas. 2019. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação/PPGE, 2019.

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Vieira dos Santos, Y., & Zogaib, S. D. (2024). Família, escola e matemática: uma revisão bibliográfica sistemática no período de 2012 a 2021. Educação Matemática Em Revista, 29(84), 1-17. https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3640