O Legado do Rei: um jogo digital para o ensino de função afim
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3598Palavras-chave:
Jogos Digitais, RPG, Ensino de Matemática, Funções afim, CriaçãoResumo
Este artigo tem o escopo de promover reflexões a partir do processo de construção de um jogo digital autoral direcionado para o ensino de função afim. O jogo digital em questão, intitulado O Legado do Rei, foi desenvolvido com a intenção de apresentar uma proposta que se distancia da percepção conteudista que impregna e descaracteriza práticas educacionais relacionadas com o jogo. Com isso, criou-se um jogo de interpretação de papéis cuja história se adapta mediante as decisões do jogador, possibilitando três finais distintos. Denota-se que, no processo de desenvolvimento do jogo, intentou-se que a matemática se tornasse parte do universo ficcional, não sendo apresentada de modo agressivo e imediatista ao jogador. Para isso, utiliza-se de puzzles no jogo para que o conteúdo disciplinar se apresente como viés de resolução de problemas que fazem parte da realidade in-game.
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