A Matemática dos Anos Iniciais: análise do percurso metodológico de uma professora pedagoga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3547

Palavras-chave:

Pedagogos, Metodologia, Educação Matemática, Formação Inicial, Modelagem

Resumo

Busca-se com este artigo apresentar um estudo analítico sobre a escolha metodológica realizada por uma professora pedagoga durante a proposição de uma atividade de Modelagem Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizou-se da análise de conteúdo sobre o discurso escrito da professora para caracterizar e sumarizar os conteúdos ali presentes e, assim, identificar a escolha metodológica por ela realizada. Como resultados puderam ser identificadas nove categorias, as quais foram sumarizadas no processo de interpretação, gerando três elementos que sequencialmente constituíram a escolha metodológica escolhida pela professora no percurso descrito. Além disso, pode-se identificar por meio das unidades de registro que as escolhas metodológicas realizadas pela docente foram disparadas por meio da identificação dos sujeitos que participavam do processo, neste estudo designados pelos pronomes “eu” (a professora), “elas” (crianças) e o “nós” (professora e crianças).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AEBY-DAGHÉ, S; DOLZ, J. Des gestes didactiques fondateurs aux gestes spécifiques à l’enseignement-apprentissage du texte d’opinion. In : BUCHETON, D ; DEZUTTER, O. (Org.). Le développement des gestes professionnels dans l’enseignement du français: un défi pour la recherche et la formation. Bruxelas: De Boeck, 2008, p. 81-105.

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. S. Atividades de Modelagem Matemática: que sentido

os alunos podem lhe atribuir? Ciência e Educação, v.11, n. 3, p. 483- 498, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000300011. Acesso em: 18 Jul. 2023.

ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. 16 ed. Campinas: Papirus, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1 ed. Lisboa: Edições 70, 1977.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matema?tica. 3 ed. Sa?o Paulo: Contexto, 2015.

BURAK, D. Modelagem Matema?tica e a sala de aula. In: Encontro Paranaense de Modelagem Em Educac?a?o Matema?tica, 01, 2004, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2004, p. 1-10.

COLL, C. et al. Enseñanza y aprendizaje de conceptos, procedimentos y actitudes. Madri. Aula XXI/Santillana. 1992.

COSTA, J. de M.; PINHEIRO, N. A. M.; COSTA, E. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 2, p. 505–522, abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320160020014. Acesso em: 15 de Jul. 2023.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH e Artmed, 2010.

MOMETTI, A. C. Práticas inovadoras e o ensino de física: estudo dos percursos didáticos de um grupo de licenciandos por meio de projetos interdisciplinares. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. http://doi:10.11606/D.48.2019.tde-04112020-091339. Acesso em: 2024-05-31.

MOMETTI, C. Trilha Metodológica Maker-Science: proposição de uma metodologia para o Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 420-435, 21 dez. 2022. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12884. Acesso em: 2024-04-31.

ROSA, C. C. Modelagem Matemática e Formação de Professores: um diálogo entre ensinar e aprender. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019.

SCHRENK, M. J., & VERTUAN, R. E. (2022). Modelagem Matemática como prática pedagógica: uma possível caracterização em Educação Matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, 24(1), 194-224. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p194-224.

SILVA, V. da S.; BURAK, D. A Formação Matemática no curso de Pedagogia: aprendizagens a partir da modelagem matemática. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. esp., p. 159–175, 2018. DOI: 10.18764/2178-2229.v24n.especialp159-175. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8075. Acesso em: 14 maio. 2023.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. 3 ed. Sage publications, California, 2015.

Publicado

2024-07-26

Como Citar

Mometti, C. (2024). A Matemática dos Anos Iniciais: análise do percurso metodológico de uma professora pedagoga. Educação Matemática Em Revista, 29(84), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3547