Práticas Pedagógicas para o ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3521Palavras-chave:
Letramento Matemático, Práticas Pedagógicas, Educação Estatística, Educação Matemática, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este texto apresenta práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, com foco no letramento matemático dentro dos objetos de conhecimentos, competências e habilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta na unidade temática de Probabilidade e Estatística para esse ano escolar. As atividades envolveram conhecimentos relacionados com coleta e organização de informações e registros pessoais, leitura de dados e construção de tabela e gráfico, noção de acaso e probabilidade. Foram planejadas atividades pedagógicas com base em um tema de interesse dos alunos: o jogo de bolitas. Observou-se que a aprendizagem dos alunos na construção dos conhecimentos e dos conceitos abordados em cada atividade foi eficiente e se desenvolveu de uma forma prazerosa, tornando essa aprendizagem significativa não só para eles, mas também para a constituição do docente que está em processo contínuo de formação dentro da sua trajetória profissional.
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