A Educação Financeira sob o viés interdisciplinar por meio da contação de histórias: uma proposta possível para o ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3490

Palavras-chave:

Aprendizagem Matemática, Interdisciplinaridade, Contação de Histórias, Educação Financeira, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sequência pedagógica que busca introduzir conceitos de Educação Financeira no ensino fundamental sob a ótica interdisciplinar. Trata-se de um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) do Colégio Pedro II (CPII) pela autora principal. O estudo baseia-se na interdisciplinaridade e promove um diálogo entre a aprendizagem matemática e a contação de histórias. É um artigo teórico que fundamenta a construção de um produto educacional, dividido em quatro unidades e aplicável no ensino fundamental. Uma dessas unidades é aqui apresentada e discutida e os conteúdos matemáticos abordados são desenvolvidos por meio da Educação Financeira. Espera-se que esta proposta, além de promover a criticidade e o ato reflexivo nos processos de ensino e de aprendizagem, seja utilizada por outros docentes e contribua para o incremento do trabalho com a interdisciplinaridade nas salas de aula das escolas brasileiras.

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Araki Benjamin, T., & Sertã Costa, C. . (2024). A Educação Financeira sob o viés interdisciplinar por meio da contação de histórias: uma proposta possível para o ensino fundamental. Educação Matemática Em Revista, 29(82), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3490