Realidade Aumentada no Ensino de Sólidos Geométricos para o Ensino Fundamental: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza-CE-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3465Palavras-chave:
Geometria, Engenharia Didática, Sólidos Geométricos, Realidade AumentadaResumo
A Realidade Aumentada combina o mundo real e objetos virtuais na tela do celular, de tal forma que parecem sair do mundo real. O objetivo desta pesquisa é descrever uma experiência na disciplina de Matemática, usando a realidade aumentada para a aprendizagem de sólidos geométricos, voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir de uma pesquisa vivenciada em uma turma de 6º ano do Ensino fundamental, foi elaborada e proposta uma atividade interativa, que consiste em um instrumento criado em um aplicativo chamado Sólidos RA para smartphones. O trabalho foi desenvolvido numa Escola Pública, considerados em sua maioria imigrantes digitais.. Os resultados do estudo foram satisfatórios, demonstrando que o uso do aplicativo Sólidos RA e da interface da realidade aumentada propiciam um ambiente escolar favorável ao processo de ensino e aprendizagem com uso da tecnologia digital para o ensino de sólidos geométricos.
Downloads
Referências
ALVES, F. R. V. Situação didática olímpica (SDO): aplicações da Teoria das Situações Didáticas para o ensino de olimpíadas. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 116–142, 2021.
AMORIM, L. L. Contribuições do aplicativo Sólidos RA para o desenvolvimento da visualização interpretada na perspectiva da realidade aumentada. 2022. 104 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2406. Acesso em: 12 mar. 2023.
AZUMA, R. T. A Survey of Augmented Reality. In: Presence: Teleoperators and Virtual Environments, Columbus, v. 6, n. 4, p. 355-385, 1997. Disponível em: https://www.cs.unc.edu/~azuma/ARpresence.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.
BORGES NETO, H. et al. A Sequência de Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem de matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. In: Encontro
de Pesquisa Educacional do Nordeste – EPENN, 15, Anais... São Luís, 2001.
KIRNER, C.; TORI, R. Fundamentos da Realidade Aumentada. TORI, R.; KIRNER, C.; SISCOUTO, R. (Ed.) Fundamentos e Tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada. Pré Simpósio SVR. Belém: SBC. 2006. p. 22-38.
MILGRAM, P. et al. Augmented Reality: A Class of Displays on the Reality-Virtuality Continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, v. 2351, p. 282-292, 1994. Disponível em: https://www.spiedigitallibrary.org/conference-proceedings-of-spie/2351/0000/Augmented-reality--a-class-of-displays-on-the-reality/10.1117/12.197321.s hort?SSO=1. Acesso em: 11 mar. 2023.
PRESSER, A. E. L. et al. Data collection and analysis for preschoolers: An engaging context for integrating mathematics and computational thinking with digital tools. Early Childhood Research Quarterly, v. 65, p. 42-56, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S088520062300073X. Acesso em: 13 mar. 2023
SANTIAGO, P. V. da S.; ALVES, F. R. V. Resolução de um problema olímpico brasileiro em 3D para Realidade Aumentada no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 144–150, 2023. DOI: 10.23925/2237-9657.2023.v12i1p144-150.
SOARES, F. R.; SANTANA, J. R.; SANTOS, M. J. C. dos. A realidade aumentada na aprendizagem de Geometria Espacial e as contribuições da Sequência Fedathi. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 4, p. 1–25, 2022. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3537. Acesso em: 12 mar. 2023.
VILLELA REIS, F. M.; KIRNER, T. G. Percepção de Estudantes quanto à Usabilidade de um Livro Interativo com Realidade Aumentada para a Aprendizagem de Geometria. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30814. Acesso em: 15 mar. 2023.
VALENTE, J. A. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ALMEIDA, M. E. B.; DIAS, P.; SILVA, B. D. (Org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 35-46.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: GRASSI, D. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução: BUENO, D. Porto Alegre: Penso, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.