Processos autorais no 4º e 5º ano: criatividade e diversidade na aprendizagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3389

Palavras-chave:

Processos Autorais, Aprendizagem Matemática, 4º e 5º ano, Anos Iniciais

Resumo

Preocupados com o processo de criação e do ‘fazer matemática’ pelos alunos, bem como a observação de estratégias por eles empregadas na resolução de atividades matemáticas, no último Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, realizado em 2021, um grupo de pesquisadores do GT01, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, voltado para a Educação Infantil e os Anos Iniciais, manifestou o desejo de investigar os processos autorais de alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Contando com uma rede de professores da Educação Básica, que contribuem com protocolos indicando possíveis processos autorais por parte dos estudantes, o grupo tem empreendido algumas análises as quais têm possibilitado se repensar os caminhos de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, a prática docente, com a proposição de ações para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Cristiano Alberto Muniz, Universidade de Brasília

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de lEducation - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem". Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educaçao Matematica, aprendizagem matemática, e formação do professor de matematica. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, PNLD, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas Coleções do seu Gonzalo e Hércules e Jiló no mundo da Matemática. Atualmente, MEMBRO DO GIEM do Dep, de Matemática-IE da UnB, desenvolve projetos socio-educacionais junto a crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás. Integrante do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento de Matemática da UnB "Plataforma Interativa de Jogos Matemáticos".

Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II - CPII

É licenciada em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1980), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1986), Especialista em Informática Educativa pela Universidade UniCarioca (2000), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003) e Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (2013). É pesquisadora do Projeto Fundão-IM/UFRJ desde 2008. É professora do Colégio Pedro II, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Programa de Prós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Tem experiência na área de Educação, tendo participado de projetos de formação de professores nos Ensinos Fundamental e Médio. No Ensino Superior, atuou principalmente em disciplinas envolvendo os seguintes temas: Trigonometria, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais na Educação, Tendências Metodológicas em Educação Matemática, Didática Geral e Didática da Matemática na Educação Básica. No Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, ministra as disciplinas Metodologia no Ensino de Matemática e Tecnologias Digitais Integradas ao Contexto da Educação Básica. Foi docente do Curso de Especialização em Educação Matemática, no Colégio Pedro II, ministrando as disciplinas Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação Matemática, Didática Geral e Metodologia da Pesquisa.

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), com Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (2015), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus de Santo Antônio da Patrulha, e no PPG em Ensino de Ciências Exatas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional), membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis e da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático de Matemática. Tutora do grupo PET Conexões de Saberes FURG-SAP. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação em Ciências - NIPEC e pesquisadora dos grupos de pesquisa Praktiké - Educação e Curriculo em Ciências e Matemática (UFRGS) e GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (UFPEL), onde pesquisa sobre as altas habilidades e o desenvolvimento de potenciais na área de Matemática, bem como, sobre Experimentação Matemática e a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso - Instituto de Educação - Departamento de Ensino e Organização Escolar

Doutora em Educação - Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Áreas: Ensino de Matemática e Formação de Professores dos Anos Iniciais

Referências

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Alberto Muniz, C. ., Resende Vieira, E. ., Ritter Jelinek, K. ., & Fanizzi, S. (2023). Processos autorais no 4º e 5º ano: criatividade e diversidade na aprendizagem matemática. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3389

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula