Pesquisas Paraibanas de Licenciatura em Matemática: o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3388Palavras-chave:
Ubiratan D’Ambrosio, Licenciatura em Matemática, Educação Matemática, Pesquisa Bibliográfica, ParaíbaResumo
Neste artigo analisamos possíveis contribuições de Ubiratan D’Ambrosio para as pesquisas paraibanas na Licenciatura em Matemática, norteados pela interrogação: Que aspectos teórico-metodológicos são observados nas pesquisas paraibanas de Licenciatura em Matemática envolvendo a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio? Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se à Educação Matemática e à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem quanti-qualitativa. Consultamos os repositórios institucionais da UFPB, IFPB, UFCG e UEPB no recorte temporal de 2017 a 2021, observando quais Trabalhos de Conclusão de Curso mencionaram Ubiratan D’Ambrosio. Foram encontradas 228 citações em 59 trabalhos validados, as quais permitem inferir que as contribuições de Ubiratan D’Ambrosio estão concentradas principalmente nos trabalhos desenvolvidos na UFPB e UEPB, Educação Básica/Ensino Superior e em estudos de natureza teórica, vinculadas a temáticas como Etnomatemática, (Educação) Matemática e História da Matemática. Estudos desta natureza permitem sistematizar e memorar o legado de Ubiratan D’Ambrosio e a pesquisa paraibana em Educação Matemática.
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Referências
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