Alicerces Matemáticos: Trilha a partir da Identificação de Conhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3380

Palavras-chave:

Análise da Produção Escrita, Matemática Básica, Projeto de Extensão

Resumo

: Este trabalho é parte do desenvolvimento e dos resultados obtidos em um projeto de pesquisa e extensão realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que teve como objetivo promover aos participantes situações favorecedoras da aprendizagem de matemática básica por meio da análise de suas produções escritas. As ações foram orientadas pelos indícios de conhecimento dos participantes, identificados na análise de suas produções escritas, ao decorrer dos encontros, as quais serviram para a avaliação da aprendizagem e para o redirecionamento das ações, visando a aprendizagem dos participantes. Os resultados apontaram para uma “mecanicidade” em relação aos conhecimentos revelados nas produções escritas. Como conclusão, apontamos que a Análise da Produção Escrita pode ter um papel fundamental para o delineamento de cursos de matemática básica em projetos de extensão e a importância de se direcionar os conteúdos partindo do que é apresentado pelos participantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Artigo 207, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 jun. 2022.

BURIASCO, R. L. C.; FERREIRA, P. E. A.; CIANI, A, B. Avaliação como prática de Investigação: alguns apontamentos. Bolema, ano 22, n. 33, p. 69-96, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221900005.pdf. Acesso em: 17 dez. 2022.

CABRAL, T. C. B. Metodologias Alternativas e suas Vicissitudes: ensino de matemática para engenharias. Perspectivas da Educação Matemática, n. 17, v. 8, p. 208-245, 2015.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/?format=html. Acesso em: 07 jun. 2022.

CIANI, A. B. O realístico em questões não-rotineiras de matemática. 2012. 166f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/CIANI-Andreia-Buttner.pdf. Acesso em 17 dez. 2022.

CURY, H. N. Pesquisas em análise de erros no ensino superior: retrospectiva e novos resultados. In: FROTA, M. C. R.; NASSER, L. (Orgs.). Educação Matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, 2009. p. 223-238.

DAVID, M. M.; MOREIRA, P. C.; TOMAZ, V. S. Matemática escolar, matemática acadêmica e matemática do cotidiano uma teia de relações sob investigação. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 42-60, jan./abr. 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/349/365. Acesso em: 07 jun. 2022.

OLIVEIRA, M. C. A.; RAAD, M. R. A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. Boletim do GEPEM, n. 61, p. 125-137. Rio de Janeiro, 2012.

REZENDE, W. M. O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. 468f. São Paulo. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

SANTOS, E. R. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 157f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/SANTOS-Edilaine-Regina-dos-1.pdf. Acesso em: 03 mai. 2022.

SILVA, V. K. Feedback: Recurso para aulas de Matemática. 2020. 68f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/gepema/Dissertacoes/2020_Silva_dissertacao.pdf. Acesso em: 03 maio 2022.

SILVEIRA, J. A. Material Dourado de Montessori: Trabalhando com os algoritmos de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Ensino em Re-vista, v. 6(1), p. 47-63, 1998.

TALL, D. Advanced Mathematical Thinking. Dordrecht, Kluwer Academic Publishers, 1991.

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Zanelatto, H., Ciani, A. B., & Lovatto, G. G. (2024). Alicerces Matemáticos: Trilha a partir da Identificação de Conhecimentos. Educação Matemática Em Revista, 29(82), 1-12. https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3380

Edição

Seção

Relatos de Experiência