A Sequência Fedathi no ensino de Geometria para o Ensino Fundamental: relato de experiência em uma escola periférica de Caucaia-CE-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3370

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Geometria, Prática Docente, Protagonismo do aluno

Resumo

A posição fedathiana é baseada nos fundamentos da Sequência Fedathi, na qual o professor planeja e desenvolve atividades baseadas no trabalho investigativo, tendo o educando como protagonista da sua aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo é descrever uma experiência na disciplina Matemática, utilizando os pressupostos da Sequência Fedathi, sobre a soma dos ângulos internos dos triângulos, na turma de 7º ano de uma escola pública de Caucaia/CE. Desse modo, os questionamentos feitos pela professora permitiram que os educandos mantivessem um comportamento investigativo e colaborativo, partindo do conjunto de conhecimentos compreendidos por eles, para que encontrassem a solução do problema. Três equipes o solucionaram e outras duas apresentaram respostas inconclusivas, mas, com aplicação de seus conhecimentos e na sistematização da atividade, os estudantes demonstraram compreender os conceitos. Concluiu-se, então, que, desde o planejamento até à execução da atividade, a mediação docente promoveu a participação ativa dos alunos, almejando uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rafaela Araújo da Silva, Universidade Federal do Ceará-UFC

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC) e integrante do Grupo de de Estudos e Pesquisas na área de Educação On-line Multimeios (GEOnM) da Faced-UFC e do Grupo de educação Matemática Multimeios (GEMM) da Faced-UFC. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação- FLATED (2016), licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2021) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2020).

Fernanda Maria Almeida do Carmo, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, (2023). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, (2022). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa MultiMeios. Atua nas áreas de Ensino de Matemática, Educação a Distância e Formação Docente. Estuda nas linhas de pesquisa GEMM - Grupo de Educação Matemática MultiMeios, TeleMeios e Formação de Professores.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará-UFC

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 1, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Coordenou, na UFC, o programa Universidade Aberta do Brasil/ UAB/CAPES no período out.2021 a jun.2022

Antonia Lis de Maria Martins Torres, Universidade Federal do Ceará-UFC

Pedagoga (FACED/UFC), Mestre (FACED/UFC) e Doutora também pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Estudos Especializados da FACED/ UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Multimeios atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. Os projetos estão articulados as seguintes áreas: educação a distância, informática educativa, formação de professores em contexto virtuais, redes sociais e inclusão digital. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha História da Educação Comparada, Eixo; Novas Tecnologias e EAD. Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia EAD da UFC/Virtual. Autora do Livro: Laboratório de Pesquisa Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018. No ano de 2019, realizou Curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal, sob supervisão da Profa.Dra.Lúcia Amante.Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), durante o ano de 2020.. Foi coordenadora adjunta, na UFC, do programa UAB/CAPES, no período de outubro de 2021 à junho de 2022. 

Referências

BORGES NETO, Hermínio (org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.

BORGES NETO, Hermínio (org). Sequência Fedathi no ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 01 fev. 2023.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1994.

CAUCAIA. Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientações Curriculares Prioritárias do Município de Caucaia. Caucaia, 2021. Disponível em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads. Acesso em: 17 jul. 2022.

CAUCAIA, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientações Curriculares Prioritárias do Município de Caucaia. Caucaia, 2022. Disponível em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads. Acesso em: 17 jul. 2022.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus Editora, 2012.

DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática 7º ano: ensino fundamental anos finais. 3 ed. São Paulo: Ãtica, 2018.

FELÃCIO, Milínia Sthepanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Herminio. Sequência Fedathi para mudança de prática: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 132-150, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/50751. Acesso em: 20 set. 2022.

ITZCOVICH, Horácio. Iniciação ao estudo didático da Geometria: das construções às demonstrações. São Paulo: Anglo, 2012.

ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. São Paulo: Ãtica, 1994.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de Matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1264. Acesso em: 20 set. 2022.

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Laboratório de Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Araújo da Silva, B. R. ., Almeida do Carmo, F. M., Borges Neto, H. ., & de Maria Martins Torres, A. L. . (2023). A Sequência Fedathi no ensino de Geometria para o Ensino Fundamental: relato de experiência em uma escola periférica de Caucaia-CE-Brasil. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3370

Edição

Seção

Relatos de Experiência