A Sequência Fedathi no ensino de Geometria para o Ensino Fundamental: relato de experiência em uma escola periférica de Caucaia-CE-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3370Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Geometria, Prática Docente, Protagonismo do alunoResumo
A posição fedathiana é baseada nos fundamentos da Sequência Fedathi, na qual o professor planeja e desenvolve atividades baseadas no trabalho investigativo, tendo o educando como protagonista da sua aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo é descrever uma experiência na disciplina Matemática, utilizando os pressupostos da Sequência Fedathi, sobre a soma dos ângulos internos dos triângulos, na turma de 7º ano de uma escola pública de Caucaia/CE. Desse modo, os questionamentos feitos pela professora permitiram que os educandos mantivessem um comportamento investigativo e colaborativo, partindo do conjunto de conhecimentos compreendidos por eles, para que encontrassem a solução do problema. Três equipes o solucionaram e outras duas apresentaram respostas inconclusivas, mas, com aplicação de seus conhecimentos e na sistematização da atividade, os estudantes demonstraram compreender os conceitos. Concluiu-se, então, que, desde o planejamento até à execução da atividade, a mediação docente promoveu a participação ativa dos alunos, almejando uma aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
BORGES NETO, HermÃnio (org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.
BORGES NETO, HermÃnio (org). Sequência Fedathi no ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BrasÃlia: MEC, 2017. DisponÃvel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 01 fev. 2023.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1994.
CAUCAIA. Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientações Curriculares Prioritárias do MunicÃpio de Caucaia. Caucaia, 2021. DisponÃvel em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads. Acesso em: 17 jul. 2022.
CAUCAIA, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientações Curriculares Prioritárias do MunicÃpio de Caucaia. Caucaia, 2022. DisponÃvel em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads. Acesso em: 17 jul. 2022.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus Editora, 2012.
DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática 7º ano: ensino fundamental anos finais. 3 ed. São Paulo: Ãtica, 2018.
FELÃCIO, MilÃnia Sthepanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Herminio. Sequência Fedathi para mudança de prática: estudo de caso de uma experiência com o teatro cientÃfico. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 132-150, 2021. DisponÃvel em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/50751. Acesso em: 20 set. 2022.
ITZCOVICH, Horácio. Iniciação ao estudo didático da Geometria: das construções às demonstrações. São Paulo: Anglo, 2012.
ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. São Paulo: Ãtica, 1994.
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de Matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. DisponÃvel em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1264. Acesso em: 20 set. 2022.
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Laboratório de Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.