O ensino de polinômios por meio de materiais manipulativos: vivências em uma oficina pedagógica
Palavras-chave:
Materiais Didáticos, Ensino de Álgebra, Educação MatemáticaResumo
Este relato objetiva descrever e refletir acerca de práticas pedagógicas vivenciadas em uma oficina com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir do uso de materiais manipulativos, tendo como foco o ensino-aprendizagem de conteúdos algébricos. A oficina ocorreu no segundo semestre de 2022, em uma escola pública do município de Senhor do Bonfim, na Bahia. Partindo das vivências oportunizadas, percebemos o papel dos materiais manipulativos, quando assumidos lúdicos pelos participantes, para o processo de ensino-aprendizagem da Álgebra. Ainda, notamos que o uso dos materiais manipulativos contribuiu de forma significativa para a construção de conhecimentos algébricos e no ressignificar da percepção acerca da Matemática, aproximando-os/as dessa ciência.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, T. V; NASCIMENTO, R. R. O inventário de estilos de aprendizagem de David Kolb e os professores de ciências e matemática: diálogo sobre o método de ensino. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 14(1): 14-34. 2019. DisponÃvel em: http://doi.org/10.14483/23464712.12942. Acesso em: 19 maio. 2023.
BIANCHINI, B. L.; LIMA, G. L. A Ãlgebra e seu papel: reflexões a partir das produções do GT 04 da SBEM. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 70, p. 981-999, ago. 2021. DisponÃvel em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a19. Acesso em: 19 maio. 2023.
COELHO, F; SCHEID, E. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 187-196, 2012. DisponÃvel em: http://funes.uniandes.edu.co/25339/1/Coelho2012Reflex%C3%B5es.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
D'AMBROSIO, B. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, v. 4, n. 1, p. 35-41, 1993. DisponÃvel em: file:///C:/Users/DGRAU/Desktop/ESTAGIO/texto%204.pdf. Acesso em: 03 fev. 2023.
FERNANDES, E. O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula. Análise Psicológica, Lisboa, v. 15, n. 14, p. 563-572, dez. 1997. DisponÃvel em: https://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/5751/1/1997_4_563.pdf. Acesso em: 19 maio. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, K. H. et al. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Ãlgebra. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). PontifÃcia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, p. 120. 2008.
HENN, K; FELICETTI, V. L. Reflexões sobre as dificuldades apresentadas na aprendizagem da álgebra por estudantes da 7ª série. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 19-35, 2016. DisponÃvel em: http://funes.uniandes.edu.co/29987/1/Henn2016Reflexoes.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.
LORENZATO, S. (Org). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010
LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. DisponÃvel em: https://drive.google.com/file/d/1aykzcSxg-JQaBARN-lHrRcevZKIx98Qc/view?usp=drivesdk. Acesso em: 22 fev. 2023.
MUNIZ, C. A. Educação lúdica da Matemática, Educação Matemática lúdica. In: SILVA, A. J. N; TEIXEIRA, H. S. (Org.). Ludicidade, formação de professores e Educação Matemática em diálogo. Curitiba: Appris, 2016, p. 12-28.
PAVIANI, N. M. S. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009. DisponÃvel em: http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16. Acesso em: 28 fev. 2023.
RODRIGUES, F. C; GAZIRE, E. S. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 187-196, 2012. DisponÃvel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p187/23460. Acesso em: 19 maio. 2023.
SANTOS, S. M. P; CRUZ, D. R. M. O lúdico na formação do educador. In: SANTOS, S. M. P. (Org.). O lúdico na formação do educador.9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011, p. 7-18.
SCOLARO, M. A. O uso dos Materiais Didáticos Manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. Dia a Dia Educação, v. 6, p. 1666-8, 2008. DisponÃvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1666-8.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023.
SILVA, A. J. N. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. In.: VIEIRA, AR L; SILVA, AJN. O futuro professor de Matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Ponta Grossa: Editora Fi, 2020. DisponÃvel em: https://drive.google.com/file/d/1KagdhaNOjN4ObRhC3xySmaeKe-2SSsUF/view?usp=drivesdk. Acesso em: 20 fev. 2023.
SILVA, A. J. N. DA. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano? Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 2023a. DisponÃvel em: sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3423/2324. Acesso em: 19 maio. 2023.
SILVA, A. J. N. A ludicidade e o ensino de Matemática: ampliando o olhar acerca de uma atividade extensionista no Ensino Fundamental. Revistade Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–16, 2023b. DisponÃvel em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/4489/2059. Acesso em: 19 maio. 2023.
SILVA, A. J. N; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos anos iniciais. Educação Matemática em Revista (SÃO PAULO), v. 22, p. 48-55, 2017. DisponÃvel em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/627/pdf. Acesso em: 19 maio. 2023.
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de Matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
VELOSO, D. S; FERREIRA, A. C. Uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos que se iniciam no estudo da álgebra. 2010. DisponÃvel em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/1292/1/EVENTO_Reflex%c3%a3oDificuldadesAlunos.pdf. Acesso em: 03 fev. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.